COMO FUNCIONA UM FURO DE ÁGUA


O processo de um furo é altamente complexo, contudo em suma um furo é uma captura de água de um ribeiro ou lago subterrâneo(aquífero). 

Através de máquinas especializadas para o efeito é feito uma ruptura no solo e introduzidos tubos para chegar a galerias naturais de água. Dependendo da composição do solo e da área geográfica do furo poderá ser mais fácil encontrar esses veios. 

A quantidade e qualidade da água é quase sempre uma incógnita, contudo as empresas com mais experiência na área conseguem logo à partida fazeruma análise aproximada desses indicadores.

Processo do furo em mais detalhe:

Quando se inicia o bombeamento de um furo, ocorre neste o rebaixamento do nível da água, criando um gradiente hidráulico (uma diferença de pressão) entre este local e suas vizinhanças. Este gradiente provoca a vinda contínua de água do aquífero em direção ao furo, enquanto estiver a ser processado o bombeamento. Se o bombeamento parar, o nível d’água retorna ao nível original (recuperação). 

Ao nível em que se encontra a água dentro do furo quando este está sendo bombeado chamamos de nível dinâmico.
O rebaixamento do nível d’água possui a forma cónica, cujo eixo é o próprio furo. A formação deste cone responde à necessidade da água fluir em direção ao furo para repor a que está sendo extraída. Nos aquíferos isotrópicos, a água chegará todos os lados com a mesma velocidade, dando origem a uma superfície cónica relativamente simétrica. Se o aquífero for anisotrópico, este contorno será alongado segundo a direção da velocidade de menor do fluxo de água.

A forma do cone de depressão dependerá dos seguintes factores:
1- Do volume de água que está a ser bombeado: um mesmo furo apresentará cones de tamanhos diferentes em função do volume de água que está sendo extraída. Volume maior implica em maior rebaixamento do nível da água dentro do furo.

2- Da permeabilidade do aquífero: esta determinará a velocidade com que a água se movimenta para o furo. Quando a permeabilidade é grande, maiores volumes de água chegarão ao furo em menos tempo, provocando um cone menos profundo. Se a permeabilidade do aquífero for pequena, o cone terá um rebaixamento muito pronunciado. 

O cone de depressão se expandirá até que seja capturada uma quantidade de água que iguale ao volume que está sendo extraído pelo bombeamento. Esta água capturada poderá ser: água de cursos superficiais ou de mares e lagos; água da chuva ou águas de camadas superiores separadas do aquífero por camadas semiconfinantes, no caso de aquíferos artesianos. 

Quando a quantidade de água capturada pelo cone de depressão se iguala ao volume que está sendo extraído, dizemos que o furo está sendo operado em condições de equilíbrio. 



Figura: furo perfurado em aquífero com boa permeabilidade.
Obs: Notar que o cone de depressão tem pequeno rebaixamento.


Figura: furo perfurado em aquífero de baixa permeabilidade
Obs: Notar o cone de depressão profundo

Quando o cone de depressão atinge uma massa de água superficial, se esta não estiver hidraulicamente isolada, haverá o início ou o aumento da infiltração destas águas em direção ao furo. 

Furos próximos a fontes de águas poluídas estão seriamente sujeitos a produzir água contaminada. Um caso muito comum é a interceptação de água de fossas e sumidouros sanitários ou de vazamentos de redes de esgoto. Mesmo uma fossa situada a jusante do furo poderá contaminá-lo, pois com o bombeamento ocorre uma inversão do fluxo subterrâneo.

Uma vez terminado o furo, faz-se análise de sua água. No entanto, após um certo tempo de bombeamento intenso, este furo poderá começar a produzir água contaminada em virtude do acima exposto, isto é, pela captura de água poluída.

 Daí a necessidade de se manter uma permanente vigilância sobre a qualidade da água produzida. Vigilância que deverá se dar não somente na qualidade bacteriológica, mas também na sua qualidade química, pois às vezes o aquífero é capaz de filtrar as bactérias, mas não os produtos químicos indesejáveis como os compostos de nitrogênio, detergentes, arsênio, entre outros.